Onírico - Fórum sobre sonhos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo do Sonho

Ir para baixo

Tempo do Sonho Empty Tempo do Sonho

Mensagem por Admin Dom maio 26, 2019 8:12 am

Na da mitologia animista dos aborígenes australianos, o Tempo do Sonho ou Altjeringa ou Alcheringa (em inglês: Dreamtime ) é uma era sagrada na qual espíritos ancestrais totêmicos formaram A Criação.

O termo "Sonhar" está diretamente baseado no termo Altjira (Alchera), o nome de um espírito ou entidade na mitologia do Aranda. As entidades relacionadas são conhecidas como Mura-mura pelo Dieri, e como Tjukurpa em Pitjantjatjara.

"Sonhar" agora também é usado como um termo para um sistema de símbolos totémicos, de modo que um indígena australiano pode "possuir" um sonho específico, como Sonhar Canguru, ou Sonho de Formiga, ou qualquer combinação de Sonhos pertinentes ao seu país. Isso ocorre porque em "tempo do sonho" toda a linhagem de um indivíduo existe como um, culminando na ideia de que todo conhecimento mundano é acumulado através de seus antepassados. Muitos australianos indígenas também se referem ao tempo da Criação como "O Sonho". O Tempo do Sonho estabeleceu os padrões de vida para o povo aborígene.


A criação é acreditada para ser o trabalho dos heróis da cultura que viajaram através de uma terra informe, criando locais sagrados e os lugares significativos do interesse em suas viagens. Desta forma, "a via dos cantos" (ou Yiri na língua Warlpiri) foram estabelecidos, alguns dos quais poderiam viajar através da Austrália, através de até seis a dez diferentes grupos de línguas. As trilhas de sonho e de viagem dos Seres do Espírito são as canções. Os sinais dos Seres Espíritos podem ser de essência espiritual, vestígios físicos como petrosomatoglifos de impressões corporais ou pegadas, entre simulacros naturais e elementares.

"Sonhar" existia antes que a vida do indivíduo comece e continue a existir quando a vida do indivíduo termina. Tanto antes como depois da vida, acredita-se que este espírito-criança existe no sonho e só é iniciado na vida por nascer através de uma mãe. O espírito da criança é culturalmente compreendido para entrar no feto em desenvolvimento durante o quinto mês de gravidez.  Quando a mãe sentiu que a criança se movia no útero pela primeira vez, pensava-se que essa era a obra do espírito da terra em que a mãe estava então. Após o nascimento, a criança é considerada um custodiante especial daquela parte de seu país e é ensinado as histórias e canções desse lugar. Como afirma Wolf (1994: p.14): "Um sujeito negro pode considerar seu totem ou o lugar do qual seu espírito veio como seu Sonho. Ele também pode considerar a lei tribal como seu Sonho".

No gênero Wangga, as canções e danças expressam temas relacionados à morte e à regeneração.  São realizados publicamente com o cantor que compõe de suas vidas diárias ou ao sonhar de um nyuidj (espírito inoperante).

Fred Alan Wolf abre "O Sonho", um capítulo em seu livro The Dreaming Universe (1994), com uma citação de The Last Wave (1977), um filme australiano dirigido por Peter Weir:

"Os aborígenes acreditam em duas formas de tempo, duas correntes paralelas de atividade. Uma delas são as atividades objetivas diárias, a outra é um ciclo infinito espiritual chamado de "Tempo do Sonho", mais real que a própria realidade. Aconteça o que acontecer, o Tempo do Sonho estabelece os valores, símbolos e as leis da sociedade aborígene. Acredita-se que algumas pessoas com poderes espirituais incomuns tenham tido contato com o Tempo do Sonho."

Fonte:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tempo_do_Sonho
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/04/2019

https://onirico.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos